Raiz Cultura blog!

Raiz Cultura blog! ajuda a resgatar a cultura de raiz e a ancestralidade do nosso povo!

Aos novos leitores,como assinar o RSS do Raiz Cultura?

rssss2.gif

O que é isso? É o símbolo padrão de Feed RSS!!!! Quando você encontrar esse símbolo em algum site ou blog, você pode ter certeza de que ele possui um feed. Na verdade esse é o melhor meio, já que é totalmente visual, de saber se um blog ou site possui feeds.

RSS (existem várias interpretações para o termo, mas a mais utilizada é “Really Simple Syndication”, algo como “publicação/distribuição realmente simples”) é uma forma de distribuir conteúdo que rapidamente está se tornando um meio largamente utilizado para a disseminação de informações online. É uma tecnologia que “alimenta” os assinantes com notícias, por isso é chamado de “feed” (alimento em inglês). Ela serve basicamente para enviar e receber conteúdo atualizado, geralmente de um website ou blog.

Porque uma tecnologia deste tipo é necessária? Simples. A internet trouxe, junto com todas as vantagens, a desvantagem do excesso de informação. Em um rápido passeio online, as pessoas são bombardeadas com informações que no passado só poderiam ser captadas dessa forma lendo um jornal ou algo do gênero. Além disso (e também por causa disso), as pessoas começaram a ficar “viciadas” em informação. A facilidade (e também o fato de ser quase gratuito) de se conseguir informação fez com que mesmo pessoas que não se interessavam em mais que X tópicos de repente virassem vampiraas de informação, aumentando brutalmente seu número de interesses ou apenas aumentando brutalmente o número de fontes para um interesse em particular. Tudo isto trouxe um terceiro ponto: depois de um tempo, as pessoas passaram a ser mais seletivas com relação às suas fontes, pois um grande número de fontes significa, no mínimo, a possibilidade de um grande número de fontes ruins (e invariavelmente existem mais fontes ruins que boas). Desta maneira, as pessoas sempre acabam estreitando o número de fontes e utilzando aquelas com conteúdo mais confiável.

Assim, o RSS nada mais é do que uma ferramenta que disponibiliza as atualizações de um determinado endereço da internet a seus assinantes, otimizando assim o tempo de quem o lê.

A grande maioria dos blogs e sites de notícia disponibiliza feeds RSS para seus leitores. Neste tutorial irei ensinar como utilizar duas ferramentas bastante conhecidas para assinar feeds de blogs e podcasts.

Outros sites oferecem serviços dedicados apenas à leitura de RSS. Um dos mais populares sites que lê e agrega (junta) RSS é o Bloglines – e também é de graça e muito fácil de mexer. PAra quem usa Gmail, basta entrar em Google Reader.

Se você navega com o Firefox browser, você também pode receber os RSS na sua barra de feramentas usando a função Live Bookmarks. A próxima versão do Internet Explorer (disponível aqui – IE7) também possui essa facilidade

Como assinar feeds de blogs no Google Reader.

Em primeiro lugar, devemos escolher um programa chamado agregador de feeds para poder receber as atualizações de um site. Meu preferido é o Google Reader, e é baseado nele que farei este tutorial. Por enquanto ele não está disponível em português.

rss1.gif

1. Visite a página do Google Reader e entre com os dados de seu email ou conta do Google.

rss2.gif
2. Após logar, vá até o lado esquerdo da tela e clique em Add subscription.rss3.gif
3. Um campo verde aparecerá. Escreva (ou copie e cole) nele o endereço do feed a ser assinado. Neste exemplo, usei o feed do meu blog: http://feeds.feedburner.com/raizculturanet . Clique em Add.
rss4.gif

4. Um aviso em amarelo aparecerá no meio da tela. Clique em Dismiss this message. Agora é só navegar entre os posts do site assinado para lê-los e esperar novas atualizações.

RSS é um fenômeno na Internet porque é uma bom para todo mundo.

Os benefícios para os leitores são óbvios. E é muito bom para os sites também, porque queremos ter a certeza de que o nosso leitor se sente confortável com a ferramenta, e que nossos textos não se percam na lixeira dos e-mail, junto com os spams.

Caso alguem ainda tiver duvidas entre no site do projeto RSSficado,tem diversas dicas para vocês leitores e para quem tem blog,dicas até de como ganhar dinheiro como RSS!

Se alguma coisa na explicação está confusa, ou você ainda tem dúvidas, entre em contato que ficarei feliz em ajudar!

1 Comentário»

  jorgemurakami wrote @

Pois ‘e, meu caro…


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: