Raiz Cultura blog!

Raiz Cultura blog! ajuda a resgatar a cultura de raiz e a ancestralidade do nosso povo!

Carta à Umbanda;Fundada ou anunciada?

Chegamos ao ano de seu cente­ná­rio, neste ano iremos comemorar seu aniversário, são 100 anos de vida!

Comemoramos o seu nascimento dia 15 de novembro de 2008.

Todos concordam que neste dia você veio à luz, pois todos estão comemo­rando o seu aniversário.


No entanto, é desconhecida a forma que se deu o seu parto, não se sabe se por fundação ou anunciação, não sabem se foi cessaria ou parto normal.

Entendo que não deveria haver dúvida sobre uma questão tão simples e muito menos deveria polemizar, como se fizesse tanta diferença dizer que você foi trazida, anunciada ou fundada.

Todos entendem que você já existia no astral antes dessa data.

Mas, as crianças também não existem no astral antes de nascer? E o que vale aqui na terra não é sua data de nascimento carnal, e quem são os seus pais?

Os pais não são criadores do seu espírito, mas são criadores de seu corpo, de sua forma.

Assim, como os homens você já existia em essência, antes de nascer. Seria apenas uma anunciação se não tivesse sido concretizada no plano material, senão tivesse tomado forma.

Bem, então, podemos dizer que o Caboclo das Sete Encruzilhadas anunciou sua chegada e Zélio de Moraes lhe deu condições de materializar-se, literalmente lhe deu a forma material de concretização.

Mais que isso, este homem deu sua vida por você, assim como pais dão a vida por seu filhos.

Talvez agora eu esteja lhe enten­dendo, afinal, sua essência fala dentro de cada um de nós.

Pois bem, o Caboclo das Sete Encruzilhadas anunciou e Zélio de Moraes fundou, afinal, o que é um fundador senão aquele que traz algo do mundo dos deuses para este nosso mundo?

Em tempo: Para que não se dê margem a dúvidas sobre quem é seu Pai ou me­lhor, seu anunciador e fundador, coloco abaixo o significado das palavras fun­dador e anunciador, segundo o dicio­nário Aurélio Buarque de Hollan­da:

FUNDAR – 1. Assentar os alicerces de (construção); 2. Edificar, construir. 3. Criar, estabelecer. 4. Apoiar, basear.

ANUNCIAR – 1. Dar a conhecer; noticiar. 2. Pôr anúncio de; 3. Indicar, prenunciar; 4. Promover, custear a divulgação de anúncio.

Acredito que todos sabem que muito mais do que “dar a conhecer; noticiar”, Zélio de Moraes “assentou os alicerces” da Umbanda, “edificou e construiu” a primeira tenda de Umbanda e mais ainda, “criou e estabeleceu”, mediuni­camente, as normas e regras básicas da religião que é “a manifestação do espírito para a caridade”, “aprender com quem sabe mais e ensinar a quem sabe menos”.

E neste fato se “apóia e baseia” o centenário da Umbanda e seu nasci­mento dia 15 de Novembro de 1908.

Espero assim, ter contribuído para o entendimento de que a Umbanda não apenas foi anunciada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e sim, foi fundada e fundamentada por Zélio de Moraes. Quanto ao fato de ter sido fundamen­tada fica para uma outra reflexão.

Texto do Jornal de Umbanda Sagrada, Maio de 2008.

1 Comentário»

  semiramisalencar wrote @

Oi, td bem? gostaria de convidar a vc para ajudar na convocação p/ a caminhada pela tolerância religiosa, dia 21/09 na praia de Copacabana no Rio. Se vc puder ajudar pelo menos com um link, um post j´[a estaria e muito ajudando nessa causa para ver se podemos acabar com esse fantasma da incompreensão religiosa que assombra nossas casa, terreiros, tendas e centros espíritas. Comunique aos seus colegas de blogagem, espalhe essa boa nova. A gente deve mostrar o quanto a gente é unido. querendo vc pode aproveitar meu artigo no meu blog seguindo esse link.http://nequidnimis.wordpress.com/2008/08/25/tolerancia-religiosa-eu-tenho-fe/ Obrigada pela atenção desde já e axé!
Semíramis


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: